O Bloco A corda em Olinda desfila nas ladeiras acordando os foliões - Carnaval Recife e Olinda 2025

O Bloco A corda em Olinda desfila nas ladeiras acordando os foliões

AS MULHERES SERÃO “ACORDADAS” COM FLORES NA TERÇA DE CARNAVAL EM OLINDA

“Na terça-feira de carnaval os integrantes do Bloco Anárquico A CORDA, irão distribuir rosas para as mulheres que forem sendo acordadas no percurso do bloco”.

Olinda vai amanhecer mais romântica e florida. O Bloco A CORDA desfila na mesma data do dia Internacional das Mulheres, dia 08 de março. A agremiação A CORDA faz justa homenagem a Mulher que será acordada com flores na terça de carnaval em Olinda !!!

Na terça-feira de carnaval, os integrantes do bloco começam o desfile pontualmente às 7h, na Ladeira da Misericórdia, de onde partem, desde o primeiro ano, para despertar os foliões mais ressacados e cansados nas casas do Sítio Histórico. De acordo com a programação oficial da Prefeitura de Olinda, o bloco é considerado como o mais pontual do Carnaval.

Depois do toque dos clarins e do apito inicial, os preguiçosos não terão vez. A trupe tradicionalmente caracterizada com pijamas, camisolas, travesseiros e ursinhos de pelúcia, sairá às ruas com sua marca registrada, uma corda. Acompanhados por uma batucada com panelas, talheres, latas, apitos e alguns instrumentos musicais, entrarão nas casas entoando o refrão “Acorda, Acorda, Acorda”, e cantarolando a marchinha: “Pode dormir, pode cochilar, que o seu sono não vamos atrapalhar”.

NOVIDADES PARA 2011 – Uma das troças mais irreverentes do Carnaval Pernambucano, o Bloco Anárquico ‘A CORDA’ vem este ano com duas novidades principais: Irá homenagear as mulheres no seu dia e traz também o lançamento de seu frevo. Uma música composta e gravada pelo cantor Jonathas Ferreira de Lucena, titulada A Corda Olinda. Será um carnaval de alegria e um desfile mais uma vez nota 10”.

O BLOCO ANÁRQUICO CARNAVALESCO A CORDA FOI CRIADO DURANTE O CARNAVAL DE 1994 – Um grupo de amigos (Cheres, Silas, Marcelo, Claudio) resolveu alugar uma casa em Olinda. Na manhã da terça-feira de Carnaval, um deles acordou após ter sonhado que chamava outro amigo para brincar o Carnaval e arrumou um pedaço de corda. Foi aí que surgiu a idéia de pegar a corda e sair com uma batucada acordando a todos nas ladeiras de Olinda. Lembrando que o bloco desde o seu início, sempre desfilou na terça-feira, por ser o último dia de carnaval e com isso o dia em que os foliões estão mais cansados.

Atualmente, o Bloco A CORDA começa o desfile bem cedinho com quase ninguém nas ruas. Durante o desfile conforme vai acordando os foliões o bloco pega força e arrasta mais de 500 pessoas já a partir do meio do percurso. O bloco segue com as pessoas segurando uma extensa corda e empunhando seu estandarte. Como é uma brincadeira saudável, todos são muito bem recebidos pelos foliões. Isso porque o Bloco só entra na casa quando recebe a permissão de seu proprietário ou ‘inquilino’.

O Bloco ficou famoso pelos moradores de Olinda e foliões que alugam casa na Cidade Alta durante o Carnaval, pois não deixava ninguém dormir até tarde e logo cedinho já saia para brincar nas ruas.

Depois de todos esses anos, o Bloco A CORDA se tornou conhecido nacionalmente e até internacionalmente, sendo respeitado por todos os foliões, turistas, carnavalescos e por toda a imprensa, tornado-se assim mais um ícone do Carnaval de Olinda e de Pernambuco. Como é uma agremiação anárquica, durante todo o desfile não é permitido ninguém brincar dentro da CORDA, pois se faz uma sátira de forma criativa e sem ofensas em relação à Bahia, onde lá a pessoa paga para brincar dentro de um cordão de isolamento e aqui qualquer pessoa brinca de graça e fora da corda. Muita gente vai atrás do bloco com a roupa que naquele momento se acordou. É bem espontâneo mesmo.

DATA: Terça-Feira de Carnaval (08 de Março de 2011).
HORÁRIO: Saída oficial, pontualmente às 07 horas (Termina às 10h).
LOCAL: Ladeira da Misericórdia (Olinda).
PERCURSO TOTAL: 18 ruas por todo o sítio histórico (04 km no total).

1. Rua da Misericórdia (local do apito inicial)
2. Bonfim
3. Travessa João Alfredo
4. Prudente de Morais
5. Bernardo Vieira de Melo
6. São Bento
7. 27 de Janeiro
8. 7 de Setembro
9. 13 de Maio
10. Henrique Dias
11. Rua da Boa Hora
12. Rua do Amparo
13. Largo do Amparo
14. Volta novamente pela Rua do Amparo
15. Quatro Cantos
16. Pega o início da Ladeira da Misericórdia
17. Pega a Rua do Bonfim novamente
18. Avenida Liberdade (local do apito final)

CONTATOS:
E-mail: blocoacorda@ig.com.br
Cheres Araújo – (81) 9165.2025
Sidney Oliveira (Magal) – (81) 8801.4480
Jonathas Ferreira de Lucena (Cantor) – (81) 9834.0728