Noite dos Tambores Silenciosos (Carnaval Olinda) - Carnaval Recife e Olinda 2025

Noite dos Tambores Silenciosos (Carnaval Olinda)

A Noite dos Tambores Silenciosos é uma festividade de origem africana que integra diversas nações de maracatus de baque-virado, provenientes de todo o estado de Pernambuco, com a missão de contemplar a Virgem do Rosário, padroeira dos negros, e venerar os ancestrais africanos, que sofreram durante a escravidão no Brasil Colonial.

O culto aos antepassados é um costume que os escravos trouxeram para o Brasil, como na cerimônia de Coroação do Congo, onde escolhiam seus reis e rainhas, choravam seus mortos e pediam proteção aos Orixás.

No Brasil, os negros foram por muito tempo privados de sua liberdade de expressão, não sendo permitido manifestar suas crenças e tradições. Porém, os mesmos realizavam cortejos de lamentações às escondidas e em silêncio, surgindo mais tarde o nome da celebração: Noite dos Tambores Silenciosos.

Em 2021, a festividade completa sua 20ª edição, com uma grande festividade religiosa de maracatus de Olinda. Os grupos anualmente se reúnem para reverenciar seus ancestrais e pedir proteção aos orixás nas ladeiras da cidade, antes do início do carnaval.

A comemoração começou a tomar dimensões maiores e reunir centenas de foliões, como parte do planejamento para os dias de Momo. À meia-noite, os grupos de maracatus tocam suas alfaias em celebração aos ancestrais que ajudaram a manter viva a tradição e a cultura.

Em 2020, cerca de 10 maracatus fizeram parte da cerimônia. O encontro iniciou no Sítio Histórico, com pedidos de proteção para os dias de folia.

Continue acompanhando a página para ficar por dentro das novidades sobre a Noite dos Tambores Silenciosos em 2021.