Carnaval Multicultural Recife-Olinda

As festividades do carnaval na capital pernambucana já são conhecidas mundialmente, principalmente, pelo maior bloco carnavalesco do mundo: O Galo da Madrugada.

Segundo dados de 2010 do IBGE, o bloco consegue reunir, na sua passagem pelas ruas do Centro do Recife, mais de 1 milhão de pessoas. E quem pensa que o carnaval na Veneza brasileira se limita apenas ao Galo, é porque nunca veio conferir de perto.

Continuando na região central, pólos como o Marco Zero, Guararapes e o Pátio de São Pedro são alguns dos pontos que mostram a pluralidade cultural dos pernambucanos. Do frevo ao coco, dos maracatus ao caboclinho, do som produzido pelo manguebeat ao típico rock alternativo, tudo isso pode ser conferido por quem vem prestigiar o carnaval pernambucano.

Neste mesmo roteiro de animação, a cidade de Olinda também não fica atrás. Muito conhecida pelos famosos Bonecos Gigantes, a cidade investe pesado quando o assunto é atração para o carnaval. Desde o mês de dezembro, os olindenses começam a se preparar com as chamadas “prévias do carnaval”. Várias freviocas e blocos carnavalescos saem fazendo a alegria dos foliões fora de época pelas ladeiras de Olinda.

No Mês em que ocorre o carnaval, a cidade é um dos pontos mais requisitados quando o assunto é animação. Já imaginou milhares de rapazes vestidos e desfilando de graciosas mulheres? Pois bem, nas Virgens do Bairro Novo (Olinda) é onde se pode encontra isso. Um bloco irreverente e totalmente alto astral e que já realizou mais de 54 edições anuais.

Nessa época, o folião conta com um sistema do policiamento reforçado, para garantir um divertimento mais seguro. As frotas de Ônibus também são assistidas. O Grande Recife Consórcio, empresa responsável pelo transporte na região metropolitana, coloca a disposição dos foliões novas linhas especiais que levam os usuários até os principais pontos de animação das cidades de Recife e Olinda, são essas: Circular do Galo, Circular do Frevo, Shopping Tacaruna/Olinda e Shopping Recife/Olinda. Todas as frotas têm a tarifa única de R$1,85 – equivalente ao anel A, e contam com intervalo médio de 20 minutos entre um ônibus e outro.

Carnaval em Pernambuco é isso: juntar os diversos gostos e estilos e ter a garantia de uma animação sadia e segura.