10 dicas para curtir bem o Carnaval Recife e Olinda

Imagem Divulgação Prefeitura de Olinda. Foto: Jan Ribeiro.

O portal Programação do Carnaval Recife tem 10 dicas para ajudá-lo a curtir a folia com mais saúde e segurança.

1 – Hidratação – Tomar muito líquido é fundamental para conseguir manter a disposição e prevenir/curar a ressaca.

2 – Reforce a alimentação – Não vá direto no cachorro quente e coxinha, aposte nas comidas regionais como macaxeira com carne de sol ou charque, tapioca, caldinho de feijão e outras opções que sempre têm nas barraquinhas. Salada de Fruta e sucos também são ótimas opções para recarregar as energias, além de ajudar na digestão e inibir o efeito do álcool.

3 – Vista-se com roupas suaves e de cor clara pois absorvem menos luz/calor. Use tênis. Sandálias e sapatos de salto alto não são recomendados, pois não protegem os pés e causam calos.

4 – Bloqueador solar é obrigatório e vale reforçar a proteção com chapéu e óculos escuros. O sol de Olinda e Recife já não é coisa que se brinque, sem falar  no nível da temperatura que sobe  por conta da concentração de pessoas.

5 – Planeje bem os horários e dias que você mais quer curtir. Não corra o risco de estar cansado justamente nos melhores momentos. Não adianta querer vencer o sono, uma hora seu corpo vai querer repousar.

6 – Para os turistas, sugerimos conferir os hits e marchinhas de frevo mais tocados no Carnaval de Pernambuco. Decore para quando chegar na ladeiras de Olinda poder cantarolar em meio à multidão. Levante as mãos e cante as músicas bem forte. Se errar a letra, também tá tudo certo.

7 – Prepare-se fisicamente. Se você não se exercita há um bom tempo, é recomendado realizar alongamentos, com o foco nas pernas e nos pés. Caso contrário, fique longe da ladeira da misericórdia…

8 – Deixe relógio e seus pertences mais valiosos em casa. Esteja apenas com documentos (preferencialmente cópias autenticadas). Ande com um valor apenas para curtir o dia e tenha dinheiro trocado.

9 – Para não se perder da sua turma (o que é muito comum), combine um local de reencontro estabelecido perto de um ponto de referência. Para turistas, recomendamos levar um registro com endereço e telefones de onde estiver hospedado. O mesmo vale para crianças.

10 – Não se exponha tirando fotos com sua câmera digital ou smartphone.  Se o intuito é apenas tirar fotos do lugar, o ideal é você ir num horário de menos movimento e ficar mais focado neste objetivo. Depois de tirar as fotos, deixe a máquina em casa ou no hotel e vá para a folia mais a vontade.

Vale o destaque que nesta época de Carnaval em Pernambuco o sistema de segurança é reforçado pelas prefeituras de Recife e Olinda, nos principais polos. Confira aqui a programação do Carnaval de Recife e Olinda.